As PROSPECÇÕES integram o rol de atividades previstas em nossos projetos Mostras de Cinema com o objetivo de identificar habilidades para o fazer audiovisual e indícios de violência sofrida pelo público do evento.
Desde o pioneiro COMUNICAIC – ARTE PARA TODA PARTE realizado em 2013 até o CINE MIRUEIRA CURTA a PROSPECÇÃO concluído em 2021, mais de 400 prospecções orais, escritas e imagéticas foram registradas em unidades prisionais e socioeducativas, unidades de saúde, escolas, comunidades...
O compromisso do Sistema PRECISO de Comunicação é apresentar cada uma delas, semanalmente. Vamos iniciar pelas PROSPECÇÕES do CINE ARTE SOCIAL Cultura de Paz na Aplicação de Medida Socioeducativa obtidas no Centro de Atendimento Socioeducativo Abreu e Lima, a primeira dentre as oito unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo da Região Metropolitana do Recife contempladas pelo projeto nos anos 2015/2016.
As prospecções ocorreram após ser exibida Sessão de Cinema composta por mostra única de OITO curtas metragens nacionais. No CASE Abreu e Lima, 17 edições foram realizadas, todas sob o protagonismo de técnicos da unidade.